Essa é uma pergunta recorrente na vida dos proprietários de carros flex. Afinal, será que vale mais a pena abastecer com álcool ou gasolina? A resposta, como você deve estar imaginando, depende de alguns fatores.
O custo dos combustíveis é um dos aspectos mais avaliados pelas pessoas que querem economizar. Porém, como os preços variam bastante ao longo do tempo, é comum ter dúvidas na hora de abastecer.
Mas será que existe uma opção mais vantajosa? Continue a leitura e descubra!
Quais são os prós e contras de cada combustível?
Escolher entre álcool ou gasolina pode ser simples se você considerar apenas o valor pago por esses produtos. Aliás, já existem calculadoras que comparam os preços de ambos para apontar qual compensa mais.
Acontece que, para muitas pessoas, outros fatores também são relevantes para decidir sobre o combustível: impacto ambiental, rendimento, degradação e eficiência.
Álcool
Por ser derivado da cana-de-açúcar, é considerado uma fonte renovável de combustível. Isso faz com que sua produção seja menos poluente quando comparada à da gasolina.
O álcool também é relativamente mais barato e tem maior capacidade de manter válvulas e bicos injetores limpos, auxiliando na manutenção desses componentes.
Entre as desvantagens do etanol está a menor eficiência e, consequentemente, um menor rendimento. Ou seja, é preciso queimar um volume maior desse combustível para gerar energia.
Gasolina
Sua principal vantagem em relação ao álcool é a eficiência, o que faz com que menos combustível seja necessário para fazer o seu carro funcionar.
Por ser um bom lubrificante, a gasolina tende a melhorar o desempenho do motor — inclusive, a versão aditivada tem função parecida com a do álcool na parte da limpeza.
Entre os pontos negativos da gasolina está o preço relativamente mais alto que o do etanol. Ela também polui mais por ser derivada do petróleo, um combustível não renovável.
É melhor abastecer com álcool ou gasolina?
Embora pareça óbvio, não há uma resposta definitiva para essa pergunta. A nossa dica é que você sempre considere os prós e contras de cada produto antes de fazer a sua escolha.
Quando possível, aproveite as calculadoras online para encontrar a opção com melhor custo benefício. Elas consideram o rendimento de cada combustível e os preços aplicados no período de análise.
Agora ficou mais fácil decidir entre álcool ou gasolina, certo? Lembrando que cada pessoa tem suas preferências e prioriza determinados aspectos em detrimentos de outros.
Se você gosta de conteúdos como este, cadastre-se na nossa newsletter para receber muitos outros por e-mail!