Atuador de embreagem: para que serve e como aumentar sua vida útil
Atuador de embreagem: para que serve e como aumentar sua vida útil

Quer mais conforto e segurança no ato de trocar marchas? Pois saiba que um bom atuador de embreagem tem papel crucial nesse processo e precisa estar com a agenda de manutenções em dia.

Por mais que tenham boa durabilidade, os atuadores de embreagem exigem cuidados durante o manuseio e a instalação. Se você quer saber mais sobre o assunto e entender os principais pontos de atenção, continue conosco.

Vamos explicar a função desses componentes e como protegê-los contra o desgaste.

Qual é a função do atuador de embreagem?

Essa peça aciona o sistema de embreagem por meio de uma força hidráulica que elimina a necessidade do cabo de aço presente nos sistemas mais antigos (o engate das marchas ocorre por meio da liberação do disco).

A principal vantagem para o motorista está na redução do esforço sobre o pedal. Quando ele faz isso, gera transmissão de força via fluido que faz o atuador de embreagem empurrar o platô, garantindo rotação mínima do motor em situação de marcha lenta.

A função explica por que muitas pessoas chamam esse componente de sensor de marcha lenta. Aliás, é o atuador que permite o funcionamento do motor sem o uso do pedal do acelerador, recebendo sinais de comando de fluxo do ar e combustível.

O sistema de acionamento semi ou totalmente hidráulico apresenta quatro componentes principais: o Cilindro Mestre de Embreagem (CMC), o Cilindo Escravo de Embreagem (CRC), Cilindro Escravo Concêntrico (CSC) e tubulação.

Como estender a vida útil desse componente?

O atuador de embreagem, como muitas peças automotivas, pode ter sua vida útil aumentada ou reduzida devido a uma série de fatores: hábitos do condutor, procedência do produto e práticas do mecânico responsável.

Em geral, a duração média do componente é de 60 mil a 80 mil quilômetros rodados. Assim, se você tiver dificuldade para engatar as marchas ou perceber o pedal duro, é possível que exista algum problema no atuador de embreagem. 

O componente com defeito também pode apresentar vazamento. Esse tipo de dano é mais comum quando o responsável pela montagem do atuador pressiona muito a peça com as mãos, aumentando o risco de desalinhamento e deslocamento da vedação.

Para evitar maiores problemas, é crucial fazer a instalação conforme os passos contidos no manual do produto. O teste de funcionamento é feito após a aplicação da peça, por meio de verificação do engate das marchas.

Quanto à manutenção, muitas fabricantes recomendam que se faça a substituição dos atuadores junto à troca do kit de embreagem. Em todo caso, não deixe de fazer uma avaliação precisa com um profissional para cumprir boas práticas.

A Camillo Parts fornece componentes para veículos novos e usados, o que inclui atuador de embreagem para diferentes modelos. Se você está à procura desse tipo de peça, não deixe de conferir todas as categorias do nosso site.

Que tal começar? Acesse agora e aproveite para fazer a sua compra online!

Compartilhe esse post