Não há limites para a variedade de serviços de uma oficina mecânica. Já percebeu que a famosa dupla de alinhamento e balanceamento é comumente oferecida pelos profissionais que trabalham com a manutenção de veículos?
Se você tem um carro, precisa ter noção da importância de ambos procedimentos. Isso trará um cuidado extra no momento de investir em revisão veicular, de modo que você nunca deixe o prazo passar além do necessário.
Quer saber mais sobre o tema e descobrir quando buscar um mecânico de confiança para avaliar o seu carro? Continue a leitura do artigo e confira!
Motivos para fazer alinhamento e balanceamento
A principal razão está no aumento da segurança do motorista e de seus passageiros, afinal, esses serviços ajudam a manter a saúde do carro em dia. Como resultado, a chance de acidentes e outros problemas diminui.
Executar o alinhamento e o balanceamento no tempo certo também traz economia, visto que esse cuidado reduz o consumo de combustível e o desgaste de diversas peças. É uma forma inteligente de poupar idas constantes à oficina.
Alinhamento do veículo
Esse procedimento precisa ser realizado quando há dificuldade para conduzir o carro em linha reta ou nas situações em que o veículo parece puxar muito para um dos lados. Outro indício da necessidade do alinhamento é o desgaste irregular dos pneus.
Alinhar é, no mundo automotivo, buscar o equilíbrio em movimento do carro. Trata-se de um processo que exige a medição e o ajuste dos ângulos que as rodas fazem em relação ao piso e às linhas centrais do veículo.
O objetivo é equilibrar todas as forças atuantes no momento da direção, como gravidade, viragem e centrífuga, de modo a proporcionar maior eficiência de rolamento, melhorar a estabilidade e garantir o desgaste uniforme dos pneus.
Balanceamento do veículo
Alinhamento e balanceamento costumam ser feitos na mesma revisão. Em todo caso, é importante ao menos verificar a necessidade de ambos no momento de falar com o mecânico para se certificar de que não há nenhum problema.
Existem duas formas de balanceamento: estático e dinâmico. O primeiro é realizado com o conjunto (pneu e roda) imóvel, enquanto o segundo exige que os elementos estejam em rotação para corrigir eventuais irregularidades.
As duas maneiras de balancear evitam deteriorações no pneu, trepidações no carro (sentidas principalmente em velocidades superiores a 60 km/h), deteriorações no pneu, comprometimento da frenagem e distúrbios de direção.
O intervalo entre os procedimentos
Cada fabricante tem sua própria recomendação quanto ao alinhamento e balanceamento do veículo. Sabendo disso, não deixe de consultar o manual do carro para se certificar sobre os intervalos e elaborar um bom plano de manutenção.
Em geral, é recomendado fazer esse tipo de revisão a cada 10 mil quilômetros rodados. Se não for atingida a quilometragem mínima, você pode garantir um acompanhamento a cada 6 meses para identificar qualquer problema.
Sinais que exigem atenção do condutor
Além de considerar o cronograma de revisões, você precisa ficar de olho em qualquer alteração no funcionamento do veículo. Sinais estranhos, desde barulhos até tremores no painel ou no volante, devem ser investigados a tempo.
Como dito, outra condição que pode estar relacionada à perda do alinhamento é o puxão para um dos lados. Se o seu carro insiste em virar muito para a direita ou para a esquerda, talvez esteja na hora de visitar o seu mecânico.
Vale lembrar que, ao trocar os pneus, o alinhamento tende a se perder por estar baseado nas unidades antigas. Assim, é crucial repetir o procedimento após a instalação dos novos pares, a fim de prevenir qualquer mudança que gere riscos.
Gostou de saber mais sobre a importância e o momento certo de fazer o alinhamento e balanceamento? Se você curte assuntos ligados ao universo automotivo, não deixe de acompanhar as nossas publicações mensais do blog.
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