Você já refletiu sobre o papel do amortecedor de carro? Ele é parte fundamental do sistema de suspensão e atua na absorção das irregularidades do solo, evitando grandes impactos durante as frenagens, acelerações e manobras em curvas.
Junto aos demais componentes da suspensão veicular, os amortecedores trabalham para garantir que o chassi e as rodas do veículo mantenham contato direto com o solo. Quer entender melhor essa relação?
Continue a leitura do nosso artigo e saiba mais sobre o tema!
As funções do amortecedor de carro
Absorver os impactos — e todas as forças de inércia relacionadas ao veículo — é o principal objetivo desse tipo de peça. Imagine que, sem ela, você teria muito incômodo e até preocupações toda vez que precisasse dirigir.
Isso porque, além de evitar que a carroceria fique “pulando” e tremendo, o amortecedor de carro também ajuda a controlar a abertura e o fechamento das molas. Assim, acaba proporcionando mais segurança, conforto e estabilidade.
A direção tranquila, portanto, está totalmente ligada ao bom estado dos amortecedores. Esses componentes melhoram a vida dos motoristas e de seus passageiros ao participar dos seguintes processos:
- sustentação do alinhamento das rodas;
- redução do desgaste dos pneus;
- diminuição da distância entre de frenagem;
- controle do movimento da suspensão;
- domínio da movimentação do veículo;
- redução da fadiga do condutor.
Os riscos associados ao desgaste dessa peça
A validade dos amortecedores varia de acordo com fatores que vão desde o tipo de pista até o estilo de direção. Isso dificulta, para quem não é grande entendedor de peças automotivas, definir o momento certo de fazer a troca.
O problema é que componentes desgastados trazem uma série de riscos: redução da vida útil dos freios, aumento do desgaste dos pneus e consequente perda de segurança, com chance aumentada de aquaplanagem e capotamento.
Amortecedores ruins também acabam por acelerar o processo de desgaste do veículo. Afinal, o carro passa a balançar muito em qualquer situação, principalmente na parte traseira, o que compromete o desempenho sobre rodas.
Felizmente, alguns sinais ajudam a identificar que algo está errado com o amortecedor de carro. Barulho metálico estranho, vazamento de óleo e dificuldade na frenagem (o veículo demora mais que o normal para reduzir a velocidade) são bons exemplos.
Na suspeita de qualquer problema, não deixe de agendar uma revisão com um mecânico de confiança. A análise de um profissional trará o diagnóstico correto para que você saiba se precisa reparar ou até mesmo trocar um componente.
Na necessidade de substituir os amortecedores, procure um fornecedor especializado e com bom histórico no mercado. Vale reforçar que a Camillo Parts atua no segmento de autopeças há mais de 40 anos e tem um dos maiores estoques do sul do país.
Gostou de saber mais sobre as funções e as características do amortecedor de carro? Lembre-se de que aliar componentes de qualidade a bons hábitos ao volante é crucial para uma experiência agradável em qualquer estrada.
Agora, se você precisa de peças automotivas, visite o nosso site e veja todas as categorias!