Manter o motor funcionando com o nível de temperatura ideal: essa é a principal função do sistema de arrefecimento, que, por conta de seu importante papel, também evita que outras partes do carro fiquem muito quentes.
Há diversas peças envolvidas no processo de prevenir o superaquecimento do veículo. Se você quer saber como elas atuam e tirar dúvidas sobre os cuidados de manutenção, fique de olho nos próximos tópicos porque vamos explicar tudo.
Se animou com a ideia? Continue a leitura e saiba mais!
O que compõe o sistema de arrefecimento?
São sete os principais componentes desse sistema que consiste em um ciclo fechado: bomba d’água, reservatório, radiador, sensor de temperatura, válvula termostática, ventoinha e aditivo.
Todos operam de forma simultânea para garantir o resfriamento do motor e manter sua temperatura sob controle — o ideal é que ela permaneça entre 90º e 100ºC para que o veículo funcione sem problemas.
Qual é a função de cada peça do sistema?
Agora que sabe o que faz parte do sistema de arrefecimento, você deve estar se perguntando como cada elemento atua nesse conjunto. Veja agora um resumo que vai facilitar o seu entendimento:
- bomba de água — faz a água circular pelas mangueiras, promovendo troca de calor entre o líquido e as peças do motor;
- reservatório — faz com que o nível do líquido de arrefecimento fique inalterado para que o motorista saiba quando reabastecê-lo;
- radiador — faz a troca entre o ar frio externo e o calor do motor, de modo a manter a temperatura sempre adequada;
- sensor de temperatura — também conhecido como cebolinha, informa a temperatura do motor via painel do veículo ou módulo de comando;
- válvula termostática — controla o fluxo do líquido de arrefecimento para manter a temperatura do motor dentro de uma faixa ideal;
- ventoinha — ventila o radiador para resfriar a água com mais agilidade, de modo que retorne com melhor desempenho;
- aditivo — impede que a água ferva ou congele, além de prevenir danos às peças por conta de sua ação antioxidante.
E como tudo isso opera? Simples: com o auxílio da bomba, a água percorre o motor pelas mangueiras até chegar ao radiador. Nesse percurso, a temperatura do fluido aumenta bastante e precisa ser resfriada.
No radiador, a troca do calor interno com o ar externo ocorre pelas aletas de alumínio, reduzindo a temperatura junto à ventoinha. A válvula impede que a água escape e, após o resfriamento do fluido, abre caminho para que ela repita o ciclo.
Quais são os cuidados necessários?
A manutenção do sistema está ligada, principalmente, à troca regular do líquido de arrefecimento. A periodicidade varia de uma montadora para outra, por isso, não deixe de consultar as informações contidas no manual do veículo.
Outros cuidados incluem a verificação de todos os componentes do sistema, em uma revisão que possibilite a identificação do estado de cada peça. Esse processo deve ser feito por profissional capaz de diagnosticar e reparar qualquer tipo de dano.
E aí? Gostou de saber mais sobre o sistema de arrefecimento do carro? Se você curte dicas e curiosidades sobre o mundo automotivo, assine a nossa newsletter. Estamos sempre publicando conteúdos de qualidade em nosso blog.