O sistema de arrefecimento é crucial para o bom desempenho de diversos veículos. Isso explica por que deve estar entre as prioridades da manutenção preventiva e fazer parte da rotina de cuidados de qualquer motorista.
Se você quer saber mais sobre o assunto, tirando dúvidas comuns a muitos condutores, fique com a gente. Vamos abordar as principais questões relacionadas ao arrefecimento com dicas para prevenir problemas.
Boa leitura!
Para que serve o sistema de arrefecimento?
O sistema de arrefecimento é responsável por regular a temperatura interna dos carros e evitar o superaquecimento do motor. Ele também reduz o risco de danos em diferentes peças, preservando o bom estado do veículo.
Em geral, é recomendado que a temperatura dos motores dos automóveis fique entre 90º e 100º C. Esse controle pode ser mantido com o uso de peças de qualidade, das quais falaremos mais adiante.
Quais são os componentes o arrefecimento?
Esse sistema é formado por um conjunto de peças, como ventoinha, bomba d’água, válvula termostática, reservatórios de expansão, radiador, mangueiras e sensores de temperatura.
A parte de arrefecimento também inclui fluidos compostos que ajudam no processo de resfriamento do motor. Eles absorvem o calor gerado pela combustão e fazem com que seja dissipado para garantir uma melhor performance.
Quanto tempo dura o líquido de arrefecimento?
A durabilidade do fluido varia de acordo com o produto utilizado e com as definições de cada fabricante. Há montadoras que sugerem uma troca a cada 30 mil quilômetros rodados, por exemplo, mas esse prazo pode variar.
Assim, sempre que você tiver dúvidas, consulte o manual do seu carro para cumprir o calendário adequado de substituição do líquido.
Quais cuidados gerais devo ter com o sistema?
As visitas periódicas ao mecânico fazem toda a diferença para identificar problemas e resolvê-los antes que gerem consequências mais graves. Veja exemplos de cuidados necessários com o arrefecimento:
- verificar regularmente o nível do reservatório;
- usar a proporção correta de fluido;
- conferir o funcionamento do sensor do ventilador;
- manter a colmeia do radiador sempre limpa;
- observar o estado de mangueiras, da correia auxiliar e da bomba d`água.
E aí, gostou de saber mais sobre o sistema de arrefecimento? Lembre-se de que a Camillo Parts conta com variedade de peças automotivas e pode ser sua parceira na hora de repor diversos componentes.
Se você curte os nossos conteúdos, assine a nossa newsletter para receber todas as atualizações via e-mail.