Os veículos mais modernos são equipados com diversos recursos que melhoram a experiência dos condutores. É o caso das bombas hidráulicas, que fazem parte do conjunto de assistência da direção hidráulica.
Esse componente atua junto a outras peças para aspirar e enviar o óleo do reservatório sob pressão para o sistema hidráulico. Dessa forma, consegue reduzir o esforço necessário para acionar a direção do carro.
Neste artigo, vamos abordar os principais problemas ligados à bomba e apontar cuidados que ajudam a conservá-la por mais tempo. Boa leitura!
Sinais de danos nas bombas hidráulicas
Todo componente veicular está sujeito ao desgaste, e muitos dos problemas podem ser percebidos a partir de barulhos e outras alterações. Veja, a seguir, os mais comuns quando o assunto é bombas de direção.
Ruídos
Sons estranhos tendem a indicar danos na peça. Esses barulhos são mais comuns nas conduções em baixa velocidade, principalmente quando o motorista gira a roda. Também é comum que os ruídos surjam ao ligar o carro pela primeira vez no dia.
Direção rígida
A sensação de direção pesada (dura) geralmente ocorre por conta da presença de ar dentro da bomba hidráulica. Pode, ainda, aparecer se a peça estiver vazando. O sinal tende a ser mais perceptível nos dias frios ou em manobras com curvas.
Fluido baixo
As bombas hidráulicas com defeito podem apresentar baixos níveis de líquido por conta de vazamento. Nesses casos, é bem provável que outros componentes do sistema estejam danificados, como um reservatório rachado incapaz de reter fluido.
Manchas no chão
Devido ao vazamento, você pode perceber a formação frequente de manchas nos pisos onde o carro fica estacionado. O fluido da direção hidráulica é caracterizado pela cor escura e, nesses casos, fica acumulado sob a parte frontal do veículo.
Volante alterado
Danos na bomba hidráulica também fazem com que o volante demore para responder aos comandos, principalmente em curvas mais fechadas. As causas associadas são vazamentos, acúmulo de ar ou ineficiência na condução do fluido.
Cuidados importantes com a peça
O intervalo entre as manutenções das bombas hidráulicas varia de uma marca para outra. Em geral, indica-se uma análise preventiva a cada 50 mil km rodados, mas esse período pode ficar menor se houver mau uso do sistema.
Para uma condução tranquila, siga sempre as orientações do manual do fabricante e não ignore os sinais de problema. As revisões incluem tanto a observação da bomba quanto dos itens complementares, como mangueiras e anéis de vedação.
A limpeza do sistema hidráulico pode passar pela troca do filtro e do reservatório, além de exigir a drenagem e a verificação das tubulações e suas conexões. Aliás, é crucial conferir se não há elementos torcidos ou dispostos em ângulos que afetam o fluxo do fluido.
Na necessidade de trocar a peça, conte sempre com um mecânico experiente para se certificar de que ele seguirá todos os passos corretos. E, após esse procedimento, procure revisar a geometria da suspensão.
É evidente que problemas nas bombas hidráulicas podem ser evitados ou resolvidos com antecedência se você cumprir o cronograma de manutenções. Ao menor sinal de dano, não hesite em buscar ajuda especializada.
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