Além das partes fixas e móveis, os sistemas veiculares são compostos por diversos produtos que atuam na lubrificação, no resfriamento e até na condução de energia. Um bom exemplo está no fluido de freio.
Trata-se de um líquido hidráulico que conduz a pressão entre a ação do motorista e os discos que cumprem o trabalho pesado de frenagem. Portanto, ele tem participação direta na estabilidade e na segurança de qualquer automóvel.
Veja por que e quando você deve incluir a análise desse recurso na agenda de manutenções.
Para que serve o fluido de freio?
É um produto crucial do sistema de freios de um carro, já que sua principal função é transmitir a força aplicada ao pedal de freio para todas as rodas. Isso permite reduzir a velocidade ou parar o veículo de forma eficaz.
Há vários tipos de fluido de freio, mas todos os produtos dessa categoria têm propriedades hidráulicas específicas para lidar com as altas temperaturas e com as forças envolvidas no funcionamento do sistema.
Quando o motorista pisa no pedal de freio, por exemplo, a pressão exercida comprime o fluido dentro do sistema e é transmitida por meio de tubos e mangueiras até os cilindros de cada roda.
Nos carros equipados com freios a disco, essa pressão aciona as pinças que apertam as pastilhas contra o disco de freio. Já nos carros com freios a tambor o acionamento ocorre nos cilindros que empurram as sapatas.
Quando verificar e fazer a troca?
O momento certo de conferir o fluido de freio depende do modelo do veículo. Em geral, as montadoras recomendam que essa verificação aconteça anualmente ou a cada 10 mil km rodados. Para ter certeza, leia sempre o manual do proprietário.
O prazo de substituição também varia de um carro para outro, sendo que a maioria das marcas indica que seja a cada dois anos ou após ciclos de 20 mil km. Esse é um processo crucial para garantir o bom funcionamento do sistema.
Fazer a troca no tempo certo favorece o desempenho do carro e proporciona mais economia em longo prazo, já que muitos problemas passam a ser evitados. Também é um cuidado que aumenta a segurança dos passageiros e dos condutores.
Lembrando que o fluido de freio deve ser escolhido a partir das especificações da fabricante do veículo, em lojas especializadas que trabalham com a distribuição das melhores marcas — como a Camillo Parts!
Gostou do artigo e quer saber mais sobre o universo automotivo? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos diretamente na sua caixa de entrada.