Quem nunca se incomodou ao perceber manchas surgindo no piso onde o carro fica estacionado? Esse é um sinal comum de vazamento de óleo e pode indicar problemas em diferentes componentes automotivos.
Se você está passando por isso, precisa agir quanto antes para identificar a causa e buscar ajuda especializada. Afinal, mesmo uma perda isolada de fluido exige atenção para evitar danos graves aos sistemas do veículo.
Não sabe por onde começar? Continue a leitura do nosso artigo porque vamos passar muitas dicas sobre o assunto!
As causas do vazamento de óleo
Uma das razões por trás dessa ocorrência é, simplesmente, o fechamento incorreto do parafuso situado no dreno do cárter. Conhecido como bujão, esse elemento precisa estar bem firme para que não deixe o óleo escapar.
Entre uma troca e outra, o profissional responsável também pode apertar demais a peça, fazendo com que ela perca a capacidade de reter o líquido. Veja outras prováveis causas do vazamento de óleo:
- entupimento — a mangueira do suspiro do motor pode estar bloqueada, exigindo limpeza e troca da peneira;
- corrosão de peças — o desgaste de componentes metálicos, como tubos e radiadores, também faz parte da lista;
- reposição inadequada — colocar pouco óleo é ruim, mas completar demais faz com que o fluido escape por algum lugar.
Vale dizer que a origem dos vazamentos nem sempre está no cárter. Assim, uma boa dica para identificar a verdadeira fonte é observar a coloração do fluido. Tons avermelhados ou castanho-claro geralmente estão ligados à direção hidráulica.
Se for uma cor bem escura, a chance de envolver o lubrificante interno do motor é alta. Já as tonalidades que puxam para o rosa, verde ou amarelo costumam estar associadas a problemas no líquido de arrefecimento.
O que fazer nesses casos
É claro que sua observação nunca substituirá o olhar apurado de um profissional da área mecânica. Portanto, as recomendações anteriores devem servir apenas de alerta para você agir rapidamente quando desconfiar de qualquer alteração.
Nesse sentido, sempre que identificar algo fora do normal, procure um local de confiança para averiguar do que se trata. Um especialista saberá exatamente onde fazer o reparo e qual item trocar, além de informar o melhor lugar para adquirir suas autopeças.
Lembre-se de que um vazamento pode afetar o estado de diversas partes do veículo, desde o fluido de freio até porções do sistema de direção. É um perigo que compromete tanto o conforto do motorista quanto a segurança dos passageiros.
Gostou de aprender um pouco mais sobre as causas do vazamento de óleo? Se você gosta de acompanhar conteúdos como este, assine a nossa newsletter e não perca mais nenhuma atualização dos nossos canais.
E, já que chegou até aqui, aproveite para visitar o nosso site e navegar por todas as categorias de produtos automotivos!