
Cuidar do veículo é uma prática fundamental para evitar gastos e preservar a segurança dos passageiros em todos os trajetos. Aliás, você já se perguntou o que pode estragar a bomba de direção hidráulica?
Diferentes fatores estão por trás dos danos a esse componente. E, como ele atua para reduzir o esforço do motorista, nada melhor que entender as práticas a serem evitadas para viver uma boa experiência ao volante.
Confira agora os principais problemas relacionados à bomba e as formas de prevenir o desgaste dessa peça!
Qual é a função da bomba de direção hidráulica?
Sua função é fornecer pressão ao sistema de direção assistida, de modo a facilitar o giro do volante e tornar a condução mais confortável. Ela funciona por meio de um motor acionado por correia, que pressuriza o fluido hidráulico e o envia para a caixa de direção.
Dessa forma, a bomba reduz o esforço necessário para movimentar as rodas, especialmente em condições de baixa velocidade e manobras mais difíceis. Por trabalhar continuamente, essa peça também precisa de manutenção preventiva.
O que afeta o funcionamento do componente?
Todo sistema está suscetível a problemas que se manifestam na forma de barulhos, perda de eficiência e outras alterações. Para saber se a bomba de direção hidráulica está ruim, não deixe de fazer uma visita ao mecânico.
Esse produto tem seu funcionamento afetado por várias questões, como você pode ver abaixo.
Desgaste mecânico
Após uso prolongado, as partes móveis (como vedações, engrenagens e rolamentos) da peça sempre sofrerão desgaste com o passar do tempo.
Cavitação
Esse processo acontece quando há formação de bolhas que colapsam dentro do fluido hidráulico por conta das variações de pressão, causando erosão e danos às superfícies da bomba.
Contaminação
A presença de substâncias contaminantes, como partículas de sujeira, areia ou detritos metálicos, é capaz de danificar os componentes internos da bomba e levar à falha do componente.
Sobreaquecimento
Outro fator que compromete o estado da bomba de direção hidráulica é o aquecimento excessivo do fluido hidráulico ou da própria peça. Esse efeito danifica os selos e as vedações, além de promover vazamentos.
Falta de manutenção
Todos os produtos automotivos precisam ser analisados de tempos em tempos. Sem esse cuidado, que inclui a substituição de filtros e a verificação do nível de óleo, a bomba pode ficar sobrecarregada.
Instalação incorreta
Um serviço pouco profissional pode resultar em vários problemas de desempenho e falhas na bomba. É o que acontece quando há tubulações dimensionadas da forma errada e configurações inadequadas.
Choques hidráulicos
Impactos constantes, como a abertura e o fechamento rápido das válvulas, tendem a causar picos de pressão que prejudicam o funcionamento da bomba de direção hidráulica.
Vazamento de óleo
Quando afeta o sistema hidráulico, esse tipo de ocorrência reduz a quantidade de óleo disponível para a bomba e prejudica o seu funcionamento. É visível por conta das manchas que ficam no piso.
Quando trocar a bomba de direção hidráulica?
Essa peça pode durar por muitos anos, mas é comum que o tempo de vida útil varie de acordo com vários fatores. Condições da estrada, hábitos do motorista e até a periodicidade das manutenções podem afetar a validade do item.
Uma bomba pode desempenhar sua função por 100.000 a 150.000km até que precise ser trocada. Para adiar esse momento, é importante manter o fluido no nível correto e prestar atenção a qualquer alteração no funcionamento do carro.
Em geral, o componente deve ser substituído sempre que apresentar algum problema. Direção pesada (dura), ruídos ao girar a roda, volante alterado e fluido baixo (vazamento) são sinais comumente relacionados a danos na bomba.
Para eliminar qualquer dúvida, consulte um especialista e relate todas as suas percepções com o máximo de detalhes. Isso vai complementar a análise do veículo e tornar o diagnóstico automotivo mais preciso.
Qual é o valor do conserto e de uma peça nova?
O custo de ambos tende a variar bastante, já que existem diversas questões envolvidas no preço dos serviços e dos produtos. No caso do conserto de uma bomba danificada, o condutor poderá desembolsar entre R$ 300,00 e R$ 800,00.
O tempo necessário para a mão de obra finalizar o serviço também é incerto, por isso, converse com os profissionais envolvidos para ter noção do prazo. Quanto ao preço de um uma bomba nova, é possível encontrar diversos valores nas distribuidoras.
Onde comprar produtos de qualidade?
Se o conserto não for uma possibilidade e você precisar substituir a bomba por um novo modelo, seja exigente quanto à procedência do produto. Afinal, seu objetivo é obter peças que aliam os benefícios das melhores marcas, certo?
Ainda bem que a Camillo Parts está entre as maiores distribuidoras do sul do país e dispõe de um estoque completo de produtos automotivos. Aproveite para navegar pela nossa loja e contar com envios rápidos para todo o Brasil.
Gostou do tema deste conteúdo? Pois saiba que você encontra diferentes opções de bomba de direção hidráulica na Camillo Parts. Além disso, nosso site tem excelentes condições de compra, não deixe de conferir!
Que tal começar a selecionar seus produtos? Esperamos sua visita!