Entre as peças do sistema de suspensão, a bucha da bandeja é uma das primeiras a receber os impactos do carro em movimento. Tanto que, em vias muito danificadas, a chance de apresentar desgaste é bastante alta.
Se você busca uma direção segura e confortável, precisa reconhecer os sinais de problemas para resolvê-los em tempo hábil. Mas quais seriam esses indícios e como lidar com seus efeitos?
Falaremos sobre isso neste post. Fique de olho e confira mais detalhes!
Qual é a função da bucha da bandeja?
Antes de tudo, precisamos lembrar que o papel da bandeja é conectar o chassi às rodas por meio de pivôs, oferecendo suporte para garantir a estabilidade do veículo durante frenagens e arranques.
Já a bucha tem a função de proteger essa conexão entre a bandeja e os demais componentes, evitando atritos que geram barulhos indesejados e comprometem o conforto dos motoristas e seus passageiros.
Por conterem borracha, as buchas tendem a ressecar com o passar do tempo e deixar folgas nos pontos de contato. Esse desgaste merece atenção porque pode resultar em rupturas após pancadas fortes e causar acidentes.
Quais são os sinais de desgaste nas buchas?
Você sabe que o tempo de vida útil das autopeças varia de acordo com uma série de fatores. No caso da bucha da bandeja, é esperado que o contato frequente com poeira, terra, areia e água favoreça o desgaste da borracha.
Os principais sinais de danos incluem ruídos, folga na direção, desgaste irregular dos pneus e carro puxando para um dos lados. Eles tendem a ser sentidos com mais intensidade quando você trafega por vias esburacadas.
Ao percebê-los, não deixe de consultar um mecânico de confiança para conferir a situação do sistema de suspensão como um todo. Lembre-se de que qualquer problema pode representar riscos à segurança das pessoas.
Quando trocar esses componentes?
O ideal é verificar as buchas das bandejas a cada 10 mil quilômetros rodados, mas não hesite em agendar uma revisão antes desse período se desconfiar de algo sério — principalmente após dirigir sob condições extremas.
Em caso de danos, o profissional responsável vai identificar rachaduras, aspecto ressecado ou pedaços soltos de borracha. A recomendação, claro, será a troca dos componentes para que você volte a pegar a estrada com tranquilidade.
E aí? Gostou de aprender sobre a função da bucha da bandeja? Não ignore possíveis sinais de alerta e, sempre que precisar de novos produtos automotivos, conte com uma empresa especializada para repor os itens do seu carro.
Se você quer ficar por dentro de outros conteúdos como este, assine a nossa newsletter.