Um dos maiores temores de qualquer condutor é perceber o carro com problema. Afinal, a situação tende a significar gastos e, dependendo do momento de sua ocorrência, pode resultar em imprevistos que geram muita dor de cabeça.
O importante é identificar os sinais com rapidez para recorrer às manutenções e evitar grandes estragos. Como queremos te ajudar nesse processo, resolvemos listar os principais indícios de um carro com falhas.
Que tal conferir agora mesmo? Veja abaixo os principais pontos que você deve observar!
Como identificar um carro com problema?
Existem condições bem comuns em casos de falhas nos sistemas veiculares. Se você já passou por um cenário parecido, certamente vai reconhecer algumas das descrições abaixo. Veja agora os sinais mais recorrentes de problemas.
Barulhos anormais
Ruídos estranhos estão entre os primeiros indicadores de que algo não está funcionando como deveria. Aliás, como a origem e as causas dos barulhos podem ser diversas, é crucial agendar uma visita à oficina mecânica para saber do que se trata.
Trepidações no volante
Essa ocorrência é bem chata e pode significar defeitos nos pneus, nas rodas e até nos discos de freio. Portanto, desconfie se a direção apresentar trepidações constantes que não cessam de jeito nenhum.
Consumo aumentado
Um veículo que começa a gastar mais combustível que o normal pode estar com danos em algum componente ou conjunto de autopeças. A fonte costuma estar no motor ou no sistema de injeção, o que exige uma boa revisão.
Alterações na direção
Tem coisa pior que perceber o volante puxando demais para um dos lados, dificultando o controle da direção? Nesse caso, é bem provável que você esteja diante de um carro com problema no alinhamento dos pneus.
Rastros de vazamento
Se observar manchas recorrentes no piso onde o veículo fica estacionado, fique alerta! A perda de fluidos (como o óleo e a água do motor) prejudica o funcionamento de vários sistemas e pode gerar superaquecimento.
Indício de fumaça
Assim como o barulho no carro, é um sinal facilmente percebido. O fato é que veículos em boas condições não emitem fumaça, e a presença desse resíduo pode indicar excesso de combustível no motor, falhas no sistema de arrefecimento ou queima de óleo.
Quando buscar ajuda especializada?
Qualquer mudança no estado ou comportamento do veículo demanda cuidados. Não vale a pena correr o risco de ignorar os sinais e acabar no prejuízo. Pense que agir rápido aumenta suas chances de reverter a situação.
Então, na suspeita de um defeito, procure um profissional de confiança para avaliar e fazer o diagnóstico. Ele apontará as melhores práticas após consertar aquilo que deixou o carro falhando ou com mau desempenho.
Lembre-se: agir preventivamente ainda é o melhor caminho para ficar livre de falhas graves. E, agora que sabe reconhecer um carro com problema, corra para agendar as manutenções que vão colocar tudo em ordem.
Quer mais conteúdos informativos com dicas? Siga os nossos perfis no Instagram e no Facebook para ficar por dentro das novidades!