Uma das situações mais preocupantes para quem dirige é perceber o carro falhando. Falta de força no motor e sinais de engasgos indicam que algo não vai bem em algum sistema.
As falhas exigem atenção quanto antes porque afetam o desempenho de veículo novos e usados. Portanto, sempre que você identificar mudanças no funcionamento de qualquer componente, procure ajuda especializada.
Leia o nosso artigo para saber mais sobre o assunto.
O que faz o carro falhar?
Diferentes condições podem deixar o carro falhando, desde o uso de componentes velhos até danos em determinadas peças. É por isso que você deve sempre priorizar produtos originais e de boa qualidade.
Veja abaixo as principais causas de falhas em veículos.
Combustível adulterado
Essa é uma das razões mais comuns e favorece a formação de bolhas que entopem as mangueiras, interrompendo o fornecimento de combustível. Portanto, busque saber sobre a procedência da gasolina, etanol ou diesel que você vai usar.
Misturas adulteradas com água e outras substâncias prejudicam a potência do carro, por isso, desconfie se o preço do combustível estiver muito abaixo do praticado.
Velas e cabos antigos
Esses componentes são responsáveis pela ignição que dá início à queima de combustível, promovendo uma reação em cadeia dentro do motor. Isso explica por que velas e cabos antigos podem resultar em perda de eficiência.
Se você quer ter um deslocamento ou viagem tranquila, precisa investir nas revisões para garantir que todas as peças sejam trocadas no tempo certo.
Danos à parte elétrica
Outra possível razão para perceber o carro falhando tem a ver com a condição dos cabos e chicotes que compõem a parte elétrica. Eles estão sujeitos a danos, portanto, podem parar de funcionar de um momento para outro.
Assim como no exemplo anterior, você reduz as chances de problemas ao cumprir as agendas de manutenção para verificar diferentes sistemas.
Falta de compressão
Essa perda de compressão nos cilindros costuma ser diagnosticada nos motores com maior quilometragem. Ela pode ser amenizada ao trocar o óleo por uma solução mais grossa, de modo a diminuir as falhas e preservar a potência.
A correção definitiva exige intervenção no cabeçote, válvulas e anéis. Em alguns casos, há necessidade de retificar o motor para permitir que o carro continue rodando.
Quais são os sinais de carro falhando?
Certas alterações servem de alerta para a busca de auxílio especializado. Em todo caso, é importante desconfiar de mudanças repentinas e investigar sinais estranhos. Veja abaixo quais merecem atenção.
Motor sem força
Seu carro perde potência quando acelera ou encara subidas? Ou talvez engasgue quando mantém alta velocidade? Nesses casos, há grandes chances de a queima do combustível não estar ocorrendo da forma esperada.
Luzes de advertência
O painel do veículo é um importante instrumento para saber o que se passa em vários sistemas. Se uma luz diferente acender (como a de óleo, bateria ou freio), considere a busca de ajuda especializada para evitar maiores danos.
Ruídos constantes
Um carro falhando vai começar a produzir ruídos estranhos, como rangidos, sons estridentes, estalos esporádicos ou roncos contínuos. Considerando que os componentes não devem fazer barulho em condições normais, vale a pena checar.
Odores estranhos
Assim como os barulhos inesperados, a presença de cheiros estranhos pode indicar problemas em alguma parte do carro. Odor de gasolina, de óleo e até de queimado são frequentes em situações anormais.
Consumo excessivo
Carros com falhas tendem a apresentar um aumento repentino no consumo de gasolina e outros combustíveis. Junto a esse sinal, associado ao sistema de combustão, é comum perceber a produção de fumaça.
Tremores no volante
A direção é afetada pelo mau funcionamento de uma série de componentes. Você poderá perceber, por exemplo, o volante trepidando mais que o normal e até puxando excessivamente para um dos lados.
Ficou claro que são muitas possibilidades, certo? Então, sempre que perceber seu carro falhando, não hesite em procurar ajuda profissional. Essa orientação também serve para adquirir autopeças em locais de confiança.
Se você gosta de ficar por dentro dos nossos conteúdos, assine a nossa newsletter!