Como fazer transferência de veículo?
Como fazer transferência de veículo?

Se você vai comprar ou vender um carro, bem como doar ou obter por herança, precisa aprender como fazer transferência de veículo. A gente vai resumir as principais etapas para te ajudar.

Lembrando que também é possível encontrar informações detalhadas sobre esse processo no site do Detran. Então, seja qual for o caso, é muito importante ficar de olho para não deixar nenhum item de lado.

Continue a leitura e veja os pontos de atenção!

No que consiste o processo de transferir o veículo?

Transferir um automóvel é justamente passar sua propriedade para outra pessoa. Para isso, é necessário que o atual proprietário tenha todos os débitos quitados e esteja livre de qualquer restrição administrativa, judicial ou financeira.

Os documentos envolvidos variam de acordo com o tipo de transação (se é para pessoa física ou jurídica) e, a partir da data da compra do veículo, o prazo para finalizar o processo é de 30 dias.

Como fazer transferência de veículo

Quem decide passar um carro adiante precisa se dirigir a um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA), preencher um documento específico e coletar as assinaturas dos envolvidos — tanto do atual quanto do futuro proprietário. 

Depois de assinar o documento de transferência por via convencional, por exemplo, com o reconhecimento da papelada em cartório, o antigo proprietário deverá fazer a comunicação de venda — se for via aplicativo, o processo acontece de forma automática.

Como dito, quem compra o carro tem até 30 dias para concluir a transferência e precisa emitir a guia de pagamento do serviço no site do Detran ou no CRVA. 

O pagamento das taxas pode ser feito na rede bancária conveniada e serve para custear a vistoria de identificação, a alteração de registro de veículo e a geração do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

Após a conclusão de todas as etapas, basta aguardar a obtenção do novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, em versão digital (CRLV-e).

Será que conseguimos sanar suas dúvidas sobre como fazer transferência de veículo? Se você gosta de conteúdos como este, assine a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades.

E se ainda não acompanha a gente nas redes sociais, siga os nossos perfis no Instagram e no Facebook.

Compartilhe esse post