
A direção elétrica não é nenhuma novidade, mas a quantidade de benefícios que proporciona aos condutores chama a atenção. Se você sempre teve curiosidade em saber como ela funciona, continue com a gente.
Trata-se de um sistema que ganha cada vez mais espaço no mercado brasileiro, tanto por conta dos avanços da indústria automotiva quanto pela busca de experiências mais tranquilas ao volante.
Ficou com vontade de saber mais? Então, não perca as informações que reunimos neste artigo!
Como funciona a direção elétrica?
Esse sistema utiliza um motor elétrico para facilitar o movimento das rodas e tornar a condução mais suave. Também é composto por uma central eletrônica e por sensores que ajustam a assistência em tempo real.
O funcionamento é simples: o motor elétrico aplica a força para auxiliar o motorista enquanto a central eletrônica interpreta os dados recebidos dos sensores. Estes, por sua vez, detectam a velocidade do carro e o movimento do volante.
Por não depender de fluidos e correias presentes em outros sistemas, a direção elétrica demanda menos energia do motor e acaba tornando a direção mais precisa. Falaremos sobre outras vantagens, a seguir.
Quais são os benefícios desse sistema?
A direção elétrica substitui os mecanismos hidráulicos por recursos eletrônicos, trazendo ganhos para quem busca uma experiência diferenciada. Quer mais motivos para apostar nessa tecnologia? Veja os benefícios abaixo.
Maior controle e estabilidade
Com ajustes automáticos conforme a velocidade e as condições da estrada, a direção elétrica garante mais precisão e firmeza. Em manobras ou curvas mais fechadas, por exemplo, o volante responde melhor e ajuda a manter o controle do carro.
Isso significa menos resistência em baixa velocidade, o que é ideal para estacionar, e mais firmeza em alta velocidade, o que contribui para uma condução estável e segura.
Menos esforço para manobrar
Outro benefício do sistema elétrico está na leveza para girar o volante. Quem já dirigiu carros equipados com essa tecnologia sabe que o esforço é muito baixo quando comparado com outros tipos de direção.
Em viagens longas, essa leveza faz toda a diferença na diminuição da fadiga e até mesmo de desconforto físico. Aliado a isso, os passageiros podem desfrutar de um veículo mais silencioso.
Mais segurança no dia a dia
Por ser mais moderna, a direção elétrica costuma estar integrada a recursos inovadores de assistência ao condutor. Bons exemplos estão no alerta de mudança de faixa e na frenagem automática.
Dessa forma, é um sistema que veio para aumentar a segurança com a identificação rápida de potenciais perigos. A resposta imediata faz toda a diferença na reação a problemas e torna o dia a dia na estrada mais tranquilo.
Ficou claro que a direção elétrica pode ser bastante vantajosa, certo? Se você gosta de explorar detalhes de sistemas automotivos, que tal acompanhar a gente nas redes sociais? Siga o perfil da Camillo Parts no Instagram e no Facebook!
E não se esqueça de fazer o cadastro na nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui.