Quando a embreagem não engata, o que pode ser?
Quando a embreagem não engata, o que pode ser?

Toda mudança no funcionamento do veículo precisa ser investigada para evitar maiores problemas. Por isso, se a embreagem não engata, é crucial que você busque auxílio especializado para fazer o diagnóstico correto.

Lembre-se de que alterações em qualquer parte do carro, incluindo componentes do sistema de transmissão, podem representar gastos e dores de cabeça. Você não quer ter que lidar com preocupações desnecessárias, certo?

Fique com a gente e saiba mais sobre problemas na embreagem!

O que significa quando a embreagem não engata?

Muitas coisas podem estar por trás dos defeitos nesse sistema. Como exemplo, podemos apontar vazamentos de óleo na caixa de câmbio, quebra do cabo da embreagem ou até mesmo uso de fluido que fora do prazo de validade.

Nas situações em que a embreagem não engata, é comum perceber que o pedal ficou mais rígido ou mais mole que o normal. Você também pode sentir que o componente fica patinando ou travando enquanto o carro se movimenta. 

Como preservar o sistema de embreagem?

Se você quer evitar a substituição precoce dos componentes, precisa aplicar boas práticas de direção. Muitas você já deve conhecer, mas nunca é demais reforçar os cuidados que ajudam a preservar o sistema por completo:

  • evite descansar o pé sobre a embreagem — esse hábito ruim gera um contato leve e constante que pode desgastar peças internas. Portanto, se você não estiver trocando de marcha, mantenha o pé fora do pedal;
  • use freio de mão em ladeiras — ao parar em uma descida, priorize o uso de freio de mão para segurar o carro. Isso evita o desgaste desnecessário e o superaquecimento da embreagem;
  • troque de marcha com suavidade — ao trocar as marchas, tente soltar a embreagem de forma suave e progressiva. Evite ações bruscas para não sobrecarregar o sistema
  • evite arrancadas bruscas — esse costume também pode causar danos, fazendo com que você tenha que trocar o kit antes do tempo. Então, acelere suavemente ao iniciar o movimento;
  • reduza a carga no carro — evite carregar peso excessivo, já que isso coloca mais pressão sobre a embreagem, especialmente nas vias muito acidentadas ou durante arrancadas;
  • invista em manutenção preventiva — as revisões regulares serão suas maiores aliadas para manter o sistema funcionando corretamente, sem surpresas que só geram despesas.

E aí, gostou de saber o que significa quando a embreagem não engata? Se você curte conteúdos como este, fique de olho em nosso blog para não perder nenhuma novidade relacionada ao mundo automotivo.

Ainda não acompanha a gente nas redes sociais? Siga os nossos perfis no Facebook e no Instagram para conferir tudo de perto!

Compartilhe esse post