Tenha um carro novo ou usado, você certamente terá que substituir o kit de pastilha de freio em algum momento. Esse componente atua na frenagem de diversos veículos e, por isso, precisa estar sempre em ótimas condições.
Há uma variedade de pastilhas no mercado: orgânicas, metálicas, semi metálicas ou de cerâmica. E ainda que sejam desenvolvidas com materiais resistentes, todas as versões perdem desempenho com o passar do tempo.
Quer saber como evitar o desgaste precoce? Continue a leitura e confira!
Qual é a origem e a função da pastilha de freio?
Como faz parte dos sistemas de freios modernos (disco e ABS), essa peça passou a ser usada em diferentes veículos a partir da década de 1950. Ela pode ter forma e tamanho variados, de acordo com o modelo do automóvel.
A pastilha de freio trabalha junto ao disco no momento em que você aciona o pedal, o que faz com que o sistema hidráulico empurre os componentes um contra o outro. Esse contato de ambos promove o atrito necessário para desacelerar ou parar o carro.
O desgaste da pastilha é um efeito natural e esperado em todos os carros que contam com sistema de freio por fricção. Ele ocorre a partir do atrito constante entre as peças, o que gera calor e danifica os materiais que estão em contato.
O que fazer para conservar esse tipo de peça?
É importante lembrar que, como muitos componentes automotivos, as pastilhas devem ser substituídas de tempos em tempos. Especialistas recomendam que esse processo ocorra a cada 30 ou 40 mil km rodados.
Se o condutor não tomar os devidos cuidados, corre o risco de precisar fazer a troca antes do prazo determinado pela fabricante do veículo. O objetivo, portanto, é adotar boas práticas para adiar a troca e aumentar a vida útil da pastilha de freio.
Veja ações que podem ajudar nesse objetivo.
Evitar freadas bruscas
Como dito, o acionamento dos freios produz calor e aumenta a temperatura local. Esse efeito é potencializado durante as frenagens bruscas, causando superaquecimento que compromete a eficiência do sistema.
O ideal é manter uma condução tranquila ao longo de todo o trajeto, sem pisar nos pedais de forma intensa ou repetitiva.
Não forçar os freios em descidas
Outro erro comum de alguns motoristas é usar excessivamente os freios ao descer ladeiras, seja por falta de experiência, seja por tentativa de economizar combustível.
Esse exagero no acionamento da pastilha de freio também superaquece o sistema e deve ser evitado ao máximo. O ideal, em declives, é manter o veículo engrenado e adotar o freio motor.
Eliminar o sobrepeso
Circular com excesso de carga também pode sobrecarregar o sistema de freio, o que inclui as pastilhas e o disco. Isso porque, com o veículo mais pesado, as forças que atuam sobre o carro passam a ser maiores.
Tenha atenção a esse ponto se não quiser lidar com o desgaste prematuro das pastilhas. Em alguns casos, o freio não consegue suportar a carga exigida e pode falhar, causando acidentes.
Investigar sinais estranhos
Ruídos metálicos durante a frenagem e vibrações anormais (tanto no volante quanto no pedal de freio) são os sinais mais comuns de problema nas pastilhas. Ao identificá-los, não hesite em consultar um mecânico.
As revisões programadas e as manutenções preventivas ajudam a manter o sistema sempre em dia. Por isso, invista no serviço especializado sempre que perceber alterações no veículo.
Gostou de saber mais sobre a função da pastilha de freio e os procedimentos necessários para conservar esse componente? Se precisar de novos modelos, lembre-se de contar com a Camillo Parts para fazer a reposição no tempo certo.
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