Se você desconfia de problemas no sistema de suspensão, saiba que a origem pode estar no pivô do carro. Essa peça é extremamente importante e precisa estar em ótimas condições de uso.
Mas como identificar problemas e evitar situações de perigo? A gente respondeu essas e outras perguntas para que você saiba quando buscar ajuda especializada. Também indicamos o local certo para adquirir a melhor autopeça.
Se animou? Então, continue a leitura e tire suas dúvidas!
Qual é a função do pivô do carro?
Também chamado de articulação ou pino esférico, esse componente é responsável por conectar o chassi do veículo ao conjunto de amortecedores. Ele tem papel relevante no movimento rotacional e angular das rodas.
Trata-se de uma peça com formato esférico que atua para todos os lados, suportando bastante peso e impactos de manobras. Em sua fixação, não pode ficar preso ou solto demais porque qualquer descuido pode causar acidentes.
O pivô da suspensão ajuda no controle da direção do carro e precisa estar com a revisão sempre em dia. Quebrado ou com defeito, ele pode representar riscos ao condutor e seus passageiros, além de comprometer a segurança no trânsito.
Por que o pivô quebra?
Antes de responder a essa pergunta, saiba que estamos falando de uma peça que se liga tanto à parte rígida do veículo quanto às peças móveis. Ou seja, quando as rodas viram, sobem ou descem, o pivô do carro é impactado.
Esse trabalho constante do componente da suspensão faz com que sofra bastante desgaste em qualquer deslocamento. A situação piora quando o motorista precisa trafegar por vias esburacadas ou superfícies irregulares.
Nesses casos, dependendo do ângulo das rodas, o pivô pode acabar suportando quase todo o peso do veículo. Ele também é prejudicado por braçadeiras soltas ou danificadas, por coifas rasgadas e má condição da bandeja.
Portanto, as causas da quebra do componente são diversas e estão ligadas, principalmente, a uma condução desatenta sobre locais inadequados (buracos, pedras, estradas de chão etc).
O que acontece se o pivô está ruim?
Algumas mudanças podem ser observadas nessas situações, como folga na direção, batidas secas e barulhos agudos ao fazer curvas ou percorrer desníveis. O desgaste irregular dos pneus também está entre os sinais de problemas.
Em todo caso, é crucial que você agende uma vistoria sempre que perceber alterações no funcionamento ou desempenho do veículo. Isso porque, além do risco de danificar mais o pivô do carro, andar com a peça ruim pode comprometer outros itens automotivos.
Como resolver danos no pivô?
O primeiro passo é buscar uma oficina mecânica de confiança para verificar a fonte do problema e fazer o diagnóstico correto. Vale reforçar que, uma vez danificado, o pivô não pode ser consertado, recuperado ou reaproveitado.
Somente um profissional saberá dizer quando você deve substituir a peça por um novo modelo, portanto, jamais ignore as recomendações de quem é especialista.
Aliás, já aproveite a visita ao mecânico para conferir o estado de todo o sistema de suspensão. Como a instalação também requer cuidados, por mais simples que seja, é muito importante investir em um bom serviço.
E quanto ao novo pivô do carro? Saiba que temos esse produto em estoque e trabalhamos com marcas renomadas. Então, sempre que você precisar de componentes de qualidade, pode recorrer à Camillo Parts sem pensar duas vezes.
Quer encontrar o modelo certo ainda hoje? Acesse o nosso site e compre com segurança!