Garagem descoberta ou permanência fora de casa por longos períodos fazem parte da sua realidade? Em caso de resposta afirmativa, é crucial pensar em formas de proteger o carro contra a ação das intempéries.
Isso porque a exposição constante ao sol, à chuva e outros fatores pode danificar diversos componentes automotivos. Seja novo ou usado, seu veículo não merece passar por isso, certo?
Foi pensando em ajudar a prevenir danos e gastos desnecessários que preparamos este artigo. Acompanhe e veja os principais cuidados!
Por que reforçar a proteção de carros expostos?
Todo mundo quer manter o veículo em excelentes condições. Acontece que nem sempre é possível evitar danos causados pelas variações do clima, principalmente quando a única alternativa é estacionar em um local aberto.
Nessas situações, o número de eventos capazes de afetar a aparência e até o funcionamento do veículo aumenta — incluindo desde a temida tempestade de granizo até uma ventania carregada de partículas/sujeira.
Felizmente, existem muitos produtos e técnicas de manutenção para você proteger o carro que fica ao ar livre. O ideal é combinar diferentes formas de cuidado para preservar o máximo de sistemas e adiar as visitas à oficina mecânica.
Quais são as formas de proteger o carro?
Há muitos caminhos para reforçar a proteção do veículo. Hoje, muitos centros de estética automotiva prestam serviços com foco em aumentar a resistência da lataria e demais partes contra o desgaste em curto ou longo prazo.
Veja, a seguir, algumas recomendações.
Lavagem com secagem
Começando pelo básico: lavar e, logo em seguida, secar o veículo para que não fique com acúmulo de poeira. Nunca conte apenas com a evaporação natural da água porque ela é mais demorada e favorece a concentração de detritos que riscam a pintura.
Limpeza de peças sensíveis à corrosão
Lâmpadas, engates de reboque, fusíveis, fechos e porcas são exemplos de peças que tendem a enferrujar quando expostas à maresia e excesso de água. Nesses casos, vale aplicar um produto multiúso que repele a umidade e previne a ferrugem.
Enceramento
Está aí outro processo comum para proteger o carro contra os efeitos do tempo. Mas tenha atenção para usar ceras específicas, mais espessas e de longa duração. Um produto de qualidade manterá a pintura sempre em dia e com aspecto renovado.
Cristalização
Essa técnica de manutenção foi desenvolvida para proteger o verniz original do carro. Funciona a partir de uma resina que proporciona excelente acabamento à pintura, além de evitar a formação de manchas por conta de impactos ou interações humanas.
Vitrificação
Esse procedimento só pode ser realizado em veículos que não têm nenhum dano aparente na pintura. Ele cria uma película protetora sobre a lataria e evita que o acabamento sofra a interferência de substâncias externas, como seiva de árvores e fezes de pássaros.
Viu como existem muitos jeitos de proteger o carro que fica exposto? Quando possível, você também deve lançar mão das capas automotivas e priorizar vagas sombreadas sempre que elas estiverem disponíveis.
Para conferir mais conteúdos com dicas, assine a nossa newsletter e acompanhe o perfil da Camillo Parts no Instagram!