Quem busca uma boa performance do veículo deve estar sempre de olho no desempenho de vários sistemas. Isso inclui desde grandes conjuntos até pequenas peças, como o rolamento da roda.
Esse componente tem como principal função fazer com que a roda gire de maneira suave, com o mínimo de fricção possível, para promover uma condução confortável em qualquer via.
Mas como identificar problemas no rolamento? Fique com a gente porque vamos explicar tudo para você!
Como saber se o rolamento da roda está ruim?
Antes de responder a essa pergunta, é importante saber quais fatores mais danificam o componente: desgaste natural, impactos e acidentes, falta de lubrificação, exposição à água ou sujeira, sobrecarga e instalação incorreta.
Como são muitas as causas de problemas, é importante manter a agenda de revisões em dia para identificar falhas e fazer a troca com boas peças de reposição. Veja abaixo o que acontece quando o rolamento da roda está ruim:
- ruído estranho — um dos primeiros sinais de problemas é a presença de ronco ou zumbido que fica mais frequente com o aumento da velocidade do carro;
- vibrações na direção — o rolamento desgastado poderá gerar tremores no volante ou em todo o carro, principalmente ao acelerar e fazer curvas;
- desgaste irregular dos pneus — isso acontece principalmente se o rolamento estiver causando excesso de vibrações ou desalinhamento nas rodas;
- veículo puxando para o lado — o carro pode começar a puxar mais para um dos lados, geralmente quando o motorista aumenta a velocidade;
- calor excessivo nas rodas — se a roda estiver muito quente ao toque após uma viagem, pode ser um sinal de que o rolamento não está funcionando direito;
- aumento no consumo de combustível — resulta da resistência ao rolamento, que faz com que o motor precise trabalhar mais para mover o carro.
Quando devo trocar os rolamentos das rodas?
Esse procedimento deve ser recomendado por um profissional após a análise e o diagnóstico do problema. O suporte de um especialista é fundamental para entender o momento de fazer o reparo ou a troca do componente.
Vale lembrar que a vida útil dos rolamentos depende do tipo de uso do veículo. Porém, em geral, essas peças podem durar em torno de 100 mil km, principalmente se contarem com inspeções frequentes.
Aliás, os rolamentos costumam ser substituídos em pares, na parte dianteira e traseira dos carros. É por isso que, nas lojas de autopeças, você já consegue encontrar esses produtos em duplas prontas para serem instaladas.
A Camillo Parts é uma das distribuidoras que oferece variedade de componentes automotivos de qualidade. Então, sempre que você estiver em busca de rolamento da roda ou outro tipo de peça, não hesite em chamar a gente.
E, caso ainda não tenha assinado a nossa newsletter, aproveite para fazer o cadastro e receber todas as novidades!