Você já ouviu falar de scanner automotivo? Trata-se de um dispositivo muito usado na manutenção de veículos modernos e que ganha cada vez mais popularidade por conta de sua eficácia.
Ele consegue identificar vários tipos de danos, o que agiliza a resolução de problemas com carro falhando. Também pode ser útil na missão de monitorar o desempenho de diferentes sistemas para preservar a segurança de motoristas e passageiros.
Bateu a curiosidade? Então, fique conosco e saiba mais sobre esse dispositivo!
Qual é a função do scanner automotivo?
Em geral, realizar diagnósticos rápidos e precisos nos sistemas eletrônicos dos carros. Quando se conecta à central de comando do veículo, o scanner acessa informações importantes que são armazenadas pelos sensores e módulos eletrônicos.
A partir disso, é possível verificar o funcionamento de vários sistemas, como motor, transmissão, freios, airbags e até componentes do ar condicionado. Quando algo está fora do normal, o equipamento identifica os códigos de falha e aponta a origem do problema.
O scanner também pode realizar ajustes e reprogramações, como calibrar sensores, fazer reset das luzes de advertência e atualizar parâmetros do motor. Dessa maneira, ajuda a fazer com que o veículo opere com máxima eficiência.
O que esse equipamento consegue detectar?
O scanner automotivo é capaz de detectar uma ampla gama de problemas. Não é à toa que virou instrumento de trabalho de diversos mecânicos e até de proprietários que buscam manter seus veículos em bom estado.
Falhas no motor
O scanner é capaz de identificar anomalias na queima de combustível, nos sensores de oxigênio, nas bobinas, nas velas e outros componentes que impactam o funcionamento do motor.
Problemas na transmissão
Outra função presente no dispositivo, a depender do modelo, é a conferência do funcionamento do câmbio. Isso inclui desde os sensores de rotação até as válvulas solenoides.
Sistema de freios e ABS
O scanner automotivo também é capaz de apontar diferentes falhas no sistema de freios antibloqueio (o famoso ABS). Ele verifica o estado dos sensores de roda e dos módulos de controle.
Airbags e segurança
Mais uma função do equipamento é identificar potenciais avarias nos airbags e demais sistemas de segurança, a fim de garantir que estejam prontos para uso em situações de emergência.
Erros eletrônicos
Os scanners ainda conseguem apurar falhas em componentes dos sistemas elétricos, como faróis, vidros e módulos de conforto.
Como pode ver, são muitas as funções atreladas ao scanner automotivo, o que pode tornar o processo de manutenção muito mais preciso, rápido e econômico. Isso é bom tanto para os proprietários de veículos quanto para os profissionais da mecânica.
Se você gostou deste artigo e quer conferir muito mais informações do ramo automotivo, não deixe de assinar a nossa newsletter.