Quando o assunto é automóveis, muita gente desconhece as diferenças entre cada sistema de direção. Se você tem curiosidade em saber mais sobre eles, chegou ao lugar certo!
Vamos abordar os principais detalhes dos componentes que transmitem a força e o movimento do volante para as rodas — fazendo com que girem para conduzir o seu veículo a qualquer direção.
Despertamos sua curiosidade sobre o tema? Então, continue com a gente e acompanhe as informações!
Sistema de direção mecânica
Também chamado de manual, é o sistema mais antigo e corresponde à parte crua do veículo. Ou seja, ele não oferece nenhum tipo de assistência ou recurso especial.
Por esse motivo, a força aplicada ao volante deve vir dos braços do condutor. Quem dirige sabe que é preciso bastante esforço para manobrar o carro, principalmente ao estacionar em vagas mais estreitas.
Composto por coluna, árvore, caixa de direção, barras e braços, esse sistema simples ainda está presente em muitos veículos.
Sistema de direção hidráulica
Essa versão foi desenvolvida para diminuir o esforço do condutor ao girar o volante. Isso foi possível graças à presença de elementos que facilitam as manobras.
A direção hidráulica revolucionou o setor automotivo por trazer mais conforto e comodidade aos motoristas. Com o tempo, passou a ser usada em diversos modelos, tanto da linha leve quanto da linha pesada.
O componente em destaque nesse sistema é a bomba hidráulica que faz circular óleo pela caixa de direção. Também conta com fluido, tubulações, válvula de rotação e reservatório.
Sistema de direção elétrica
Essa opção veio para aprimorar as anteriores com a inclusão de um motor elétrico. Deu tão certo que, hoje, é cada vez mais comum encontrá-la em veículos nacionais.
A direção elétrica emprega um conjunto de sensores que detectam as ações do motorista ao volante. Eles transferem esses sinais para uma central eletrônica que interpreta os dados e comanda um motor acoplado à coluna de direção.
Como resultado, toda a força necessária para girar as rodas é realizada pelo sistema elétrico, aliviando o trabalho do condutor e do motor principal do carro.
Direção eletro-hidráulica
Saiba que existe, ainda, uma combinação de sistema elétrico e hidráulico. A ideia com seu desenvolvimento era aproveitar o melhor de dois mundos sem encarecer a solução.
Aliás, a direção eletro-hidráulica tem funcionamento bem parecido com o da versão hidráulica, com a diferença de que um motor elétrico fica responsável por ativar a bomba. É um modelo híbrido que potencializa a direção assistida e evita a perda de potência.
Perceba que são muitos recursos trabalhando para que você conduza o seu veículo por aí. Ainda assim, vale reforçar que todos os sistemas precisam passar por revisões periódicas para análise e eventual troca de peças.
Sabia que a Camillo Parts tem componentes para todos os tipos de sistema de direção? Entre em contato para saber mais sobre os produtos e obter o que você precisa com as melhores condições.
Quer adquirir as peças ainda hoje? Então, acesse o nosso site e faça seu pedido!