Como funciona a suspensão a ar? Descubra aqui!
Como funciona a suspensão a ar? Descubra aqui!

Comum em veículos da linha pesada, nos carros de luxo e muitos utilitários esportivos, a suspensão a ar tem particularidades que a diferenciam do tradicional sistema com molas.

Se você quer saber mais sobre o assunto, incluindo as vantagens e as desvantagens envolvidas, fique com a gente. Vamos explicar como funciona essa suspensão e sanar algumas dúvidas quanto às suas aplicações.

Boa leitura! 

O que é suspensão a ar e como funciona?

É um sistema que faz uso de ar comprimido em vez de molas de metal, a fim de controlar a rigidez dos componentes elásticos. Isso possibilita deixar a condução mais macia (priorizando o conforto) ou mais rígida (melhorando a estabilidade). 

Diferentemente da suspensão tradicional, o mecanismo a ar permite regular a altura do veículo em relação ao solo. De acordo com a necessidade, o compressor pode aplicar maior ou menor pressão ao ar que passa pelo circuito.

Os diversos componentes da suspensão a ar incluem reservatórios, bolsas, compressores, mangueiras, válvulas e unidades de controle. Também há sensores de altura e acelerômetros controlados eletronicamente. 

Quais são as vantagens e as desvantagens?

A suspensão a ar tem como principal benefício o conforto proporcionado aos motoristas e passageiros. É um sistema que diminui ruídos e vibrações durante os deslocamentos, tornando viagens longas e passeios curtos mais agradáveis.

Por permitir mudanças na altura de rodagem, esse tipo de suspensão previne raspagens em valetas e lombadas, principalmente quando o veículo está muito pesado. A adequação à superfície da estrada também torna a direção mais estável.

A desvantagem está mais relacionada aos custos de aquisição e de manutenção, que são mais altos quando comparados aos da suspensão comum. O consumo de combustível para bombear o compressor com ar também tende a ser maior.

E aí, gostou de aprender sobre esse sistema? Vale lembrar que existem critérios básicos definidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) para o uso de suspensão a ar em veículos que não trazem essa opção de fábrica.

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