Quais são os riscos ocupacionais em oficina mecânica?
Quais são os riscos ocupacionais em oficina mecânica?

Quem atua na revisão e no reparo de veículos sabe que essa rotina está sujeita a alguns riscos ocupacionais. As consequências vão desde um simples incômodo até situações de perigo.

Por esse motivo, é muito importante pensar de forma preventiva e orientar todos os funcionários da oficina mecânica. Dessa forma, todos ficam alinhados às melhores práticas para evitar acidentes.

Que tal saber quais pontos merecem atenção? Fique conosco e confira!

O que pode gerar riscos ocupacionais?

Essa resposta varia muito de acordo com o ambiente e a gestão exercida no local. Confira os principais fatores que podem afetar a saúde e a segurança dos mecânicos.

Exposição a ruídos constantes

O maquinário usado em oficinas mecânicas tende a ser bastante barulhento. Essa poluição sonora, embora não incomode algumas pessoas, traz riscos à saúde auditiva em longo prazo.

Os ruídos altos e frequentes também podem gerar estresse e ansiedade, comprometendo o bem-estar geral do indivíduo. Isso explica por que estão entre os riscos ocupacionais mais comuns.

Acidentes por queda de objetos

Eles podem acontecer no momento de pegar itens do estoque, quando o profissional tropeça em algum elemento que ficou no caminho e até na hora de manipular as ferramentas.

A movimentação de cargas pesadas, como peças grandes, também exige atenção. Isso porque o objeto pode cair no pé ou, dependendo da altura da queda, atingir outras partes do corpo.

Contato com agentes químicos

Muitos produtos empregados em oficinas mecânicas têm fórmulas que podem ser nocivas ao organismo humano. É o caso, por exemplo, das graxas, do querosene e dos combustíveis.

Dá para imaginar que o contato repetitivo com essas substâncias traz prejuízos à saúde, certo? Por isso, é preciso garantir que os fluidos não atinjam diretamente a pele e as mucosas.

Incêndios e eletricidade

Máquinas de grande porte, como os elevadores de carros, trabalham com altas cargas elétricas. Assim, precisam estar com a manutenção em dia para que não representem perigo aos usuários.

Com o tempo, conexões e circuitos elétricos sofrem desgastes que aumentam o risco de choque elétrico. Outros efeitos preocupantes são as explosões de tanques e outros recipientes que armazenam combustíveis.

Como prevenir acidentes no local de trabalho?

Os riscos ocupacionais sempre vão existir, mas isso não significa que você deva deixar a prevenção de lado. Com alguns cuidados, é possível reduzir diversas ameaças existentes na oficina.

Primeiro de tudo, setorize o ambiente de trabalho e sinalize os acessos (entradas e saídas). Também mantenha um bom controle do estoque de autopeças e exija que toda a equipe colabore com a organização do espaço. 

Outro ponto importante está na utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Todos os funcionários precisam vestir roupa adequada, calçado fechado e acessórios que aumentam a segurança durante os serviços de mecânica.

Se necessário, faça treinamentos para indicar o modo correto de usar cada equipamento. A lista básica inclui luvas, máscara, óculos, protetor auricular e protetor facial.

Abordar os riscos ocupacionais é uma ação importantíssima para zelar pela vida de todos que trabalham na oficina. Então, não deixe de dialogar sobre o assunto e definir ações preventivas com quem faz parte da sua empresa.

Gostou deste artigo e quer acompanhar mais informações sobre o assunto? Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades por e-mail.

Também aproveite para seguir os nossos perfis no Instagram e no Facebook!

Compartilhe esse post