Rolamento de embreagem: o que pode afetar seu funcionamento?
Rolamento de embreagem: o que pode afetar seu funcionamento?

Quem tem carro sabe que barulhos estranhos nunca são um bom sinal. Aliás, você já percebeu algum tipo de chiado ao conduzir o seu veículo? Esse pode ser um problema relacionado ao rolamento de embreagem.

Esse componente atua junto a outras peças para cumprir diversas funções, como transmitir torque e proteger o motor e a transmissão contra sobrecargas. Assim, é muito importante que qualquer problema seja resolvido em tempo hábil.

Continue a leitura para tirar dúvidas e saber mais sobre o assunto!

Como funciona o rolamento da embreagem?

Responsável por empurrar o platô do carro, essa peça automotiva ajuda a acionar todo o sistema de embreagem para, em conjunto com outros componentes, coordenar a transferência do movimento que chega até as rodas.

Se sofrer algum dano, o rolamento poderá estragar por completo e deixar o motorista na mão. Sem essa peça o veículo ficará sem o suporte do sistema de embreagem, o que exigirá uma visita urgente ao mecânico.

Quais sinais podem indicar problemas?

O principal ponto de atenção quanto ao rolamento de embreagem é o ruído fora do normal. Ou seja, se você escutar chiados constantes que cessam ao pisar no pedal, talvez esteja na hora de avaliar a condição da peça.

Antes de falar sobre substituição, no entanto, é crucial reforçar os cuidados para reduzir o desgaste do rolamento e prolongar sua vida útil. Confira os mais importantes para adotar quando você estiver ao volante:

  • priorize o uso de freio e de ponto morto em subidas;
  • não controle a embreagem se o carro estiver parado em uma subida;
  • em sinal vermelho ou fila de trânsito, use o carro em ponto morto acionando o freio;
  • faça as trocas de marchas de acordo com a necessidade do veículo
  • evite deixar o pé esquerdo sobre o pedal da embreagem porque isso danifica o sistema.

Além das boas práticas como motorista, você precisa cumprir a agenda de manutenções prevista para cada modelo de veículo. É uma forma de preservar as peças por mais tempo e garantir economia financeira.

Quando substituir o componente?

O rolamento de embreagem não pode ser reparado de forma improvisada. Na falta de lubrificação desse componente, por exemplo, não adianta remover o invólucro para repor parte do óleo ou aplicar a substância sobre a peça.

A intervenção inadequada só vai agravar os danos e prejudicar ainda mais o funcionamento do sistema de embreagem. Isso explica porque muitas montadoras recomendam que a troca envolva o kit completo dessa parte do veículo.

Na busca pelos melhores produtos, conte com a variedade do e-commerce da Camillo Parts. Temos diversos modelos de componentes para embreagens e outros sistemas automotivos para atender a diferentes tipos de veículos.

Gostou de saber mais sobre as particularidades e os cuidados necessários com o rolamento da embreagem? Não deixe de investir em autopeças de qualidade e contar com bons profissionais para obter um serviço completo.
Precisa desse produto com entrega ágil? Compre ainda agora pelo nosso site e receba rapidamente!

Compartilhe esse post