Entenda o sistema de freios e saiba quando fazer a manutenção
Entenda o sistema de freios e saiba quando fazer a manutenção

Parte fundamental de um veículo, o sistema de freios já sofreu várias mudanças para melhorar a experiência na direção.Tanto que, hoje, é possível encontrar diversos tipos e formas de acionamento.

Você tem curiosidade em saber como atuam as peças envolvidas na frenagem? Então, continue a leitura do nosso artigo! Vamos explicar o que ocorre quando o motorista aciona o pedal do freio e quais são os cuidados necessários.

Boa leitura!

Tipos de freios e funcionamento

O sistema de freios é composto por vários elementos que trabalham de forma simultânea para desacelerar ou parar um veículo. Trata-se de uma estrutura complexa que fica escondida sob a carroceria.

A forma e a quantidade dos componentes variam de acordo com o tipo de freio. No Brasil, por exemplo, muitos modelos de carros são equipados com freio a disco no eixo dianteiro e freio a tambor nas rodas traseiras.

O freio a disco traz uma peça acoplada ao cubo da roda que causa desaceleração ao entrar em contato com as pastilhas de freio. Estas são montadas dentro das pinças e ficam conectadas à suspensão do veículo.

Os freios a tambor, por outro lado, têm acionamento por meio da alavancagem que faz o fluido hidráulico agir nos pistões. Isso pressiona as lonas das sapatas contra os tambores acoplados às rodas para gerar atrito e reduzir a velocidade.

Há, também, o sistema de freios ABS, que funciona a partir de sensores presentes nas rodas. Essa tecnologia foi desenvolvida para evitar o travamento repentino e a derrapagem das rodas, reduzindo o risco de acidentes.

Componentes do sistema de freios

Veja um resumo com os principais itens desse sistema:

  • pedal de freio – é a peça de contato do motorista com os freios e o primeiro componente acionado no momento da frenagem; 
  • alavanca de freio – promove somente a frenagem das rodas traseiras do carro e é acionada pelo freio de mão;
  • disco de freio – peça que se conecta às rodas para desacelerar ou parar o veículo quando pressionada por um material abrasivo;
  • tambor – está presente apenas nas rodas traseiras e também gera atrito para diminuir a velocidade do carro;
  • pastilhas – trabalha junto ao disco de freio para promover atrito para parar o veículo. Geralmente trabalham em pares;
  • lona – também é um componente de atrito para a desaceleração, mas equipa somente os sistemas de freio a tambor;
  • pinça – compõe o sistema de freio a disco e protege as pastilhas;
  • sapata de freio – faz parte do sistema de freio a tambor e apoia as lonas de freio, servindo como suporte;
  • cilindro de roda – popularmente chamado de burrinho de freio, compõe o sistema a tambor e participa da movimentação das sapatas;
  • cilindro mestre de freio – é a peça responsável por converter a força mecânica em pressão hidráulica;
  • fluido de freio – faz a transferência adequada de movimento para que o sistema hidráulico trabalhe corretamente;
  • reservatório de fluido de freio – é pequeno, de cor clara, tem tampa escura e fica no motor, encaixado no cilindro mestre do freio. Vendo de fora, parece um bloco de metal.

Sinais que podem indicar problema

O sistema de freios, como toda parte do veículo, está suscetível a danos por conta do desgaste das peças. Assim, é importante conhecer os sinais mais comuns de problema para buscar suporte especializado.

O pedal baixo é um dos indicativos de que os freios não estão funcionando como deveriam. Esse efeito ocorre, geralmente, devido à falta de fluido (condição que costuma ser exibida no painel) ou de algum problema no cilindro mestre.

Barulhos estranhos, como o de itens metálicos colidindo, também podem indicar algum tipo de dano. Esse tipo de ruído está bastante associado ao desgaste das pastilhas de freio, que precisam ser substituídas para não comprometer sua segurança.

Também há o sinal de trepidação no volante, que tende a acontecer quando o disco de freio está empenado. Um alto grau de empeno, por exemplo, pode fazer com que o motorista sinta os tremores a partir de velocidades baixíssimas.

Seja qual for a situação ou aspecto apresentado pelo veículo, é muito importante fazer a manutenção preventiva. Assim, poderá consertar ou trocar peças do sistema de freios antes de sofrer maiores prejuízos.

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