Você deve saber que diversas peças atuam em conjunto para desacelerar ou parar um veículo. O disco de freio faz parte desse complexo sistema e, portanto, deve estar sempre em boas condições.
Mas como identificar problemas e quando fazer a troca dos componentes? É normal ter dúvidas como essas, por isso, preparamos um post com as principais informações sobre o assunto.
Que tal conferir agora mesmo? Continue a leitura e evite preocupações relacionadas ao seu carro!
Para que serve o disco de freio?
De formato circular e achatado, a peça tem como função reduzir a velocidade e, quando necessário, promover a parada completa do veículo. Isso acontece quando o motorista aciona o pedal de freio, pressionando as pastilhas contra os discos.
O atrito gerado nesse processo diminui a rotação das rodas e desacelera o carro de forma gradual, o que mantém o controle por parte do condutor e preserva a segurança dos passageiros.
Qual é a vida útil desse componente?
Apesar de ser desenvolvido para suportar inúmeras frenagens, o disco de freio tem prazo de validade. Ele chega ao fim de sua vida útil, em média, por volta dos 40 mil quilômetros rodados — tempo que varia de acordo com diversos fatores.
Para evitar qualquer problema, no entanto, o ideal é fazer uma revisão desse componente a cada 10 mil quilômetros percorridos. Assim, você poderá agir preventivamente e trocar as peças que estão com algum tipo de desgaste.
Seja prudente porque o excesso de frenagens bruscas potencializa os danos aos discos. Além disso, é preciso ter cuidado com o uso de materiais de baixa qualidade, que resistem menos ao aquecimento gerado pelo atrito.
Como saber se o disco de freio está ruim?
Alguns sinais ajudam a identificar problemas nesse tipo de componente. É muito importante que você tenha conhecimento deles, visto que danos aos discos comprometem a segurança e podem afetar a condição de outras peças do seu carro.
Veja as ocorrências que costumam levantar suspeita de problemas:
Trepidações durante a frenagem
Sentidas quando o freio é acionado, essas vibrações demonstram que o disco está empenado (com desgaste aparente). Essa perda de material diminui a espessura da peça e, consequentemente, a eficiência da frenagem.
Barulhos nas rodas ao frear
Ruídos anormais durante a frenagem, como o de ferro raspando, são fortes indicativos de que algo não vai bem. O problema pode significar presença de sujeira entre os discos e as pastilhas ou, nos piores casos, o desgaste desses componentes.
Luz de freio acesa no painel
As informações do painel são grandes aliadas dos motoristas. Nos casos em que o disco de freio apresenta problemas, é comum que a luz de freio seja acionada. Ela geralmente vem representada por um ponto de exclamação entre parênteses.
Alterações no pedal
Resíduos acumulados entre os discos e as pastilhas, assim como o desgaste das peças, prejudicam o processo de frenagem. Assim, é esperado que você perceba alterações importantes no funcionamento do pedal.
Quando é hora de trocar a peça?
Além do prazo médio para a troca dos discos, é crucial que você respeite a espessura mínima de segurança indicada pelos fabricantes. Apenas um mecânico experiente saberá tirar essa medida utilizando equipamentos específicos.
O importante é garantir que tudo esteja em ordem para evitar acidentes e prejuízos financeiros. Por isso, jamais adie as manutenções do seu veículo e tenha o cuidado de escolher bons profissionais para avaliar cada sistema.
Lembrando que qualquer mudança no funcionamento do carro já é um forte motivo para agendar uma visita ao mecânico. Dessa forma, você saberá se o defeito está no disco de freio e quais ações tomar para resolver o problema.
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